quinta-feira, 4 de março de 2010

ECOnsigo - Precisa mesmo de se livrar do casaco do ano passado?


Tem de pensar que, de cada vez que coloca uma peça de roupa de lado e a substitui por outra nova, há uma quantidade de recursos que também está a desperdiçar.
Hoje em dia é bastante frequente colocarmos de lado peças de roupa em bom estado, porque já não nos servem, porque passaram de moda e já não são tão utilizadas, ou mesmo porque não sabemos como efectuar pequenos arranjos e alterações, nem temos quem o faça.
Desta forma, acabamos por colocar a roupa de lado e, claro, comprar peças novas.

Mudar de atitude também ECOnsigo!

Tem de pensar que, de cada vez que coloca uma peça de roupa de lado e a substitui por outra nova, há uma quantidade de recursos que também está a desperdiçar: os naturais, necessários para fabricar essa peça, e os energéticos, associados à produção e transporte de roupa.
Assim, recorra a uma costureira, ou a uma loja de consertos, que lhe permita actualizar as peças que julga estarem desactualizadas. Sempre que possa, compre e venda em lojas de segunda mão, onde pode encontrar o que pretende e a preços bastante mais acessíveis.
Para produzir uma t-shirt de algodão são emitidas, em média, cerca de 2,5 t de CO2e*. As emissões resultam do processo de produção da t-shirt e do transporte entre o ponto de produção e o ponto de venda. As emissões associadas a uma t-shirt são equivalentes a uma viagem de ida e volta de avião, a Nova Iorque.

* o símbolo CO2e (dito CO2 equivalente) corresponde à totalidade das emissões de gases com efeito de estufa

Esta é uma iniciativa da Comissão Europeia através do Centro Jaques Delors, executada por APEA – Associação Portuguesa de Engenharia do Ambiente.

É Consigo poupar! É consigo cuidar do ambiente! Tome uma atitude!
ECOnsigo… sempre nas tardes da Renascença, depois das quatro da tarde.


Ouça aqui o podcast!

Nenhum comentário:

Postar um comentário