quinta-feira, 4 de março de 2010

ECOnsigo - Bebe água da torneira?


No nosso dia-a-dia é cada vez mais frequente assistirmos ao consumo de água engarrafada.


Os motivos que justificam essa opção são, em regra, as queixas relacionadas com o “cheiro ou sabor a tratamento”, da água da torneira.

Mudar de atitude também ECOnsigo!

Há formas muito simples de minimizar os aspectos negativos que a água da torneira possa ter: uma, bastante simples, é encher um jarro ou uma garrafa de vidro com água da torneira e deixá-la em repouso durante 24h; outra, deixar uma garrafa cheia dentro do frigorífico, durante cerca de 20minutos. Quando as usar, a água terá um sabor completamente diferente. Por fim, uma outra forma é acrescentar 2 a 3 gotas de sumo de limão ou de laranja à água, fazendo com que esta adquira um sabor bastante agradável.
Além de poupar dinheiro, poupa nos recursos naturais usados para engarrafar a água e trazê-la até si. Em Portugal são emitidos, por ano e por pessoa, cerca de 20 kg de CO2e*, associados ao consumo de água engarrafada. As emissões correspondem ao consumo de cerca de 53 garrafas de 1,5 litros por pessoa, o mesmo que percorrer cerca de 130 km num automóvel médio a gasolina.

* o símbolo CO2e (dito CO2 equivalente) corresponde à totalidade das emissões de gases com efeito de estufa

Esta é uma iniciativa da Comissão Europeia através do Centro Jaques Delors, executada por APEA – Associação Portuguesa de Engenharia do Ambiente.

É Consigo poupar! É consigo cuidar do ambiente! Tome uma atitude!
ECOnsigo… sempre nas tardes da Renascença, depois das quatro da tarde.


Ouça aqui o podcast!

Nenhum comentário:

Postar um comentário