Sempre que tenha resíduos destes em casa, confirme se há campanhas de recolha que permitam, não só encaminhá-los para os locais adequados mas, também, poder cumprir uma importante função social.
No nosso dia-a-dia, quando deitamos um telemóvel fora, por exemplo, esquecemo-nos que estamos a desperdiçar um equipamento com 500 a 1000 componentes diferentes. Quando nos livramos de um tinteiro de impressora também estamos a desbaratar cerca de 5 a 6 litros de petróleo. São custos de que não nos apercebemos, mas estamos a falar de importantes recursos, com um valor elevado.
Mudar de atitude também ECOnsigo!
Sempre que tenha resíduos destes em casa, confirme se há campanhas de recolha destes materiais que permitam, não só encaminhá-los para os locais adequados mas, também, poder cumprir uma importante função social.
É uma excelente forma de apoiar as várias instituições de solidariedade social, nacionais e estrangeiras, e diminuir o impacto ambiental poupando energia e recursos naturais.
Por exemplo, em média, para produzir um tinteiro para uma impressora, são emitidos cerca de 7 kg de CO2e, o mesmo que uma lâmpada incandescente de 60W ligada, durante 13 dias.
* o símbolo CO2e (dito CO2 equivalente) corresponde à totalidade das emissões de gases com efeito de estufa
Esta é uma iniciativa da Comissão Europeia através do Centro Jaques Delors, executada por APEA – Associação Portuguesa de Engenharia do Ambiente.
É Consigo poupar! É consigo cuidar do ambiente! Tome uma atitude!
ECOnsigo… sempre nas tardes da Renascença, depois das quatro da tarde.
Ouça aqui o podcast!
Nenhum comentário:
Postar um comentário