A anilhagem de aves é uma tarefa de elevada importância do ponto de vista científico, nomeadamente agora, quando as alterações climáticas afectam todo o globo e levam a alterações nas rotas migratórias de numerosas espécies.
Este conhecimento científico pode ser feito com a colaboração de cada um de nós: não é necessário ser especialista da área, bastando apenas alguns cursos de formação, proporcionados por todo o país, em áreas naturais ou por organizações não governamentais de ambiente, que ensinam como capturar com redes e a avaliar a condição física das aves, como o peso, idade, sexo e outras características principais, além de ensinar como devolvê-los à natureza em segurança.
Mudar de atitude também ECOnsigo!
Este é um processo muito importante, pois os dados científicos obtidos desta forma permitem aos ornitólogos perceber melhor a natureza e avaliar o impacto das acções humanas sobre as várias espécies em estado selvagem.
Já sabe: sempre que possa, participe nestas iniciativas e incentive-as, pois o seu contributo pode ser decisivo para o melhor e maior conhecimento da vida na Terra.
Esta é uma iniciativa da Comissão Europeia através do Centro Jaques Delors, executada por APEA – Associação Portuguesa de Engenharia do Ambiente.
É Consigo poupar! É consigo cuidar do ambiente! Tome uma atitude!
ECOnsigo… sempre nas tardes da Renascença, depois das quatro da tarde.
Ouça aqui o podcast!
Nenhum comentário:
Postar um comentário