terça-feira, 9 de março de 2010

ECOnsigo - E que tal partilhar o automóvel?

Aqueles que se deslocam de automóvel para o trabalho ou para a escola, estão habituados a perder muito tempo em longas filas.


Em muitos países da Europa, e em Portugal, já se encontraram algumas soluções.

Mudar de atitude também ECOnsigo!

A partilha de automóvel pode ser uma das respostas para não se enfrentar o congestionamento crescente dos grandes centros urbanos. Efectivamente, é sempre possível combinar boleias e trajectos comuns, entre colegas de trabalho ou de escola, familiares ou mesmo pessoas que se deslocam para locais próximos do nosso destino.
Ao comportar-se desta forma, além de poupar no orçamento, está a diminuir o gasto de combustível e a quantidade de gases emitidos para a atmosfera.
Se três pessoas partilharem um automóvel para chegar ao seu local de trabalho, o potencial de redução de emissões é de cerca de 67%.
Por exemplo, para um percurso de 20 km pode representar uma poupança anual de 1,4 t de CO2e, se considerarmos automóveis médios a gasolina. As emissões são iguais a ter uma lâmpada ligada durante 9 anos, ininterruptamente.

* o símbolo CO2e (dito CO2 equivalente) corresponde à totalidade das emissões de gases com efeito de estufa

Esta é uma iniciativa da Comissão Europeia através do Centro Jaques Delors, executada por APEA – Associação Portuguesa de Engenharia do Ambiente.

É Consigo poupar! É consigo cuidar do ambiente! Tome uma atitude!
ECOnsigo… sempre nas tardes da Renascença, depois das quatro da tarde.


Ouça aqui o podcast!

Nenhum comentário:

Postar um comentário