quinta-feira, 25 de março de 2010

ECOnsigo - Lâmpadas fluorescentes: balastro novo ou antiquado?

Sabe se a lâmpada fluorescente que tem em sua casa está equipada com um balastro ferromagnético, dito convencional e que consome bastante electricidade, ou se tem um balastro electrónico, mais económico e mais eficiente?
Para testar e ficar a saber, basta ligar a lâmpada. Se piscar e demorar a acender, é porque tem um balastro convencional.

Mudar de atitude também ECOnsigo!

Ao usar balastros electrónicos, nota logo a diferença. A lâmpada liga quase de imediato, após um breve aquecimento, além de acrescentar alguns watts e de reduzir a factura da electricidade.
A instalação de balastros eficientes permite poupar, em média, 20% do consumo energético, quando comparado com um balastro convencional.
Por lâmpada, podem ser poupados, por ano, cerca de 5kg de CO2e*, que é o mesmo que percorrer 30 km num automóvel médio a gasolina.
Significa que, para as mesmas condições de utilização, pode poupar cerca de 1,5€ , por ano e por lâmpada, na factura energética.

* o símbolo CO2e (dito CO2 equivalente) corresponde à totalidade das emissões de gases com efeito de estufa

Esta é uma iniciativa da Comissão Europeia através do Centro Jaques Delors, executada por APEA – Associação Portuguesa de Engenharia do Ambiente.

É Consigo poupar! É consigo cuidar do ambiente! Tome uma atitude!
ECOnsigo… sempre nas tardes da Renascença, depois das quatro da tarde.


Ouça aqui o podcast!

Nenhum comentário:

Postar um comentário