quarta-feira, 10 de março de 2010

ECOnsigo - Os transportes públicos são uma opção.

Todos temos dias muito atarefados, com múltiplas tarefas e em diferentes pontos da cidade.



Por isso, servimo-nos do automóvel para todo o lado, em vez de utilizar os transportes públicos, tornando, assim, mais caóticos e mais confusos os centros urbanos.
No entanto, principalmente nas grandes cidades, já existe, nalguns casos, uma rede rápida, cómoda e eficiente de transportes públicos, interligando os vários sistemas: autocarro, metro e comboio.

Mudar de atitude também ECOnsigo!

Utilize os transportes públicos sempre que tiver de se deslocar a vários locais da cidade. Mesmo com uma agenda muito sobrecarregada, pode descobrir uma forma bastante mais prática, mais barata, mais rápida e menos poluente para se deslocar. Informe-se atempadamente.
Ao optar por transportes públicos em percursos curtos pode poupar cerca de 55% de emissões, se comparado com o mesmo percurso num automóvel a gasolina.
Por exemplo, se percorrer cerca de 10 km por dia, em pequenos percursos na cidade, optando pelos transportes públicos, poupa cerca 180 kg de CO2e, por ano, o mesmo que o consumo eléctrico de uma lâmpada incandescente de 100W, sempre ligada, durante 6 meses e meio.

* o símbolo CO2e (dito CO2 equivalente) corresponde à totalidade das emissões de gases com efeito de estufa

Esta é uma iniciativa da Comissão Europeia através do Centro Jaques Delors, executada por APEA – Associação Portuguesa de Engenharia do Ambiente.

É Consigo poupar! É consigo cuidar do ambiente! Tome uma atitude!
ECOnsigo… sempre nas tardes da Renascença, depois das quatro da tarde.


Ouça aqui o podcast!

Nenhum comentário:

Postar um comentário