sexta-feira, 12 de março de 2010

ECOnsigo - Deixe o carro fora da cidade!

Uma das formas de impedir a entrada de automóveis particulares nas grandes cidades é a criação de uma rede de transportes públicos eficiente, rápida e capaz de satisfazer as necessidades da maioria, permitindo, assim, que cada um de nós traga o carro somente até à periferia.

Este é o princípio que existe, por exemplo, na rede intermodal do Porto, denominado Andante, que tem como protagonista o Metro do Porto, mas onde os STCP e a CP desempenham um papel fundamental.

Mudar de atitude também ECOnsigo!

Ao utilizar os parques de estacionamento que se encontram nas imediações das estações de metro localizadas na periferia das grandes cidades, os quais praticam tarifas reduzidas, em períodos alargados de 12 horas, aos assinantes de passes mensais, estará a contribuir enormemente para uma melhoria da qualidade do ar das cidades e para a diminuição do tráfego rodoviário individual nos centros urbanos.
Se optar por se deslocar de transporte público em metade do percurso que efectua entre a casa e o trabalho, pode poupar cerca de 30% nas emissões se comparar com o que emite ao fazer essa deslocação, na sua totalidade, em automóvel.
Por exemplo, para um percurso de 30 km, podem ser poupadas, por ano, cerca de 300 kg de CO2e, o mesmo que realizar três viagens de ida e volta, entre o Porto e Lisboa, num automóvel médio a gasolina.

* o símbolo CO2e (dito CO2 equivalente) corresponde à totalidade das emissões de gases com efeito de estufa

Esta é uma iniciativa da Comissão Europeia através do Centro Jaques Delors, executada por APEA – Associação Portuguesa de Engenharia do Ambiente.

É Consigo poupar! É consigo cuidar do ambiente! Tome uma atitude!
ECOnsigo… sempre nas tardes da Renascença, depois das quatro da tarde.


Ouça aqui o podcast!

Nenhum comentário:

Postar um comentário