segunda-feira, 8 de março de 2010

ECOnsigo - Lâmpadas fluorescentes: ligadas ou desligadas?

Em nossas casas as lâmpadas fluorescentes estão instaladas na cozinha e só conhecem dois estados: ligadas ou desligadas.

Isso acontece porque provavelmente têm um balastro convencional, que só possibilita estes dois estados. Ora, os balastros mais eficientes associados a estas lâmpadas são os balastros electrónicos, os quais permitem regular a intensidade luminosa consoante as necessidades da divisão em causa.

Mudar de atitude também ECOnsigo!

Pode ainda ter sensores, quer de movimento quer de luminosidade, que permitem ajustar a iluminação de forma mais adequada.
Assim, na próxima vez que necessitar de adquirir lâmpadas fluorescentes, pondere também em adquirir balastros electrónicos, para regular convenientemente a luminosidade de sua casa.
A instalação de um balastro electrónico permite poupanças energéticas entre 20% a 25% o que no tempo de vida útil da lâmpada significa uma poupança de 18 kg de CO2e*.
Para o tempo de vida útil de uma lâmpada de halogéneo instalada num balastro electrónico seria necessário adquirir cerca 12 lâmpadas incandescentes.

Esta é uma iniciativa da Comissão Europeia através do Centro Jaques Delors, executada por APEA – Associação Portuguesa de Engenharia do Ambiente.

* o símbolo CO2e (dito CO2 equivalente) corresponde à totalidade das emissões de gases com efeito de estufa

É Consigo poupar! É consigo cuidar do ambiente! Tome uma atitude!
ECOnsigo… sempre nas tardes da Renascença, depois das quatro da tarde.


Ouça aqui o podcast!

Nenhum comentário:

Postar um comentário