segunda-feira, 14 de junho de 2010

Inovações concorrentes ao PNIA já são conhecidas

Já são conhecidos os vencedores da edição de 2010 do Prémio Nacional de Inovação Ambiental.
Absorventes para derrames CorkSorb, da Corticeira Amorim, compostos plásticos biodegradáveis e compostáveis, da Cabopol e iMeterKit, da ISA são as inovações em destaque. Apenas no Dia de Inovação Ambiental serão conhecidos o 1º, 2º e 3º lugar.


A gama de absorventes CorkSorb é feita a partir de cortiça e foi desenhada para lidar com derrames de óleos e hidrocarbonetos. A cortiça absorve os óleos ao mesmo tempo que repele a água, o que permite que o material bóie mesmo depois da sua capacidade estar saturada.

O iMeter Kit é uma solução de eficiência energética para uso doméstico que permite aos consumidores terem conhecimento acerca dos gastos de água, electricidade e gás, histórico de consumos e em tempo real. A solução pretende servir como uma ferramenta de monitorização de acções com vista à diminuição de consumos.

Os compostos plásticos biodegradáveis e compostáveis são produzidos com base em misturas de amido e poliésteres. No processo de fabrico destes plásticos são necessárias temperaturas inferiores e, uma vez que este produto é biodegradável, pode ser eliminado com a fracção orgânica dos resíduos. Se forem libertados ao ar livre a degradação por acção biológica ocorre num reduzido espaço de tempo.

O Dia de Inovação Ambiental vai realizar-se no dia 25 de Maio, no Museu de Cimento da Fábrica Maceira-Liz da Secil e vai contar com a apresentação das três inovações vencedoras.

De salientar que estas três inovações são representantes portuguesas e concorrentes ao EEP Award, galardão europeu que distingue inovações ambientais europeias.

Relembramos que na edição de 2009, a empresa portuguesa Algafuel arrecadou o segundo lugar do EEP Award.

Fique atento à Indústria e Ambiente para saber mais informações acerca dos vencedores.

Notícias Indústria e Ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário