segunda-feira, 13 de setembro de 2010

ECOnsigo - Saiba como cozinhar de forma sustentável e económica

O sector das habitações e edifícios em Portugal representa 30% dos consumos energéticos e 60% do consumo eléctrico. A maioria das actividades domésticas do nosso dia-a-dia, como cozinhar por exemplo, implicam gastos energéticos, económicos e poluição.

Quando utilizamos um fogão a gás ou a placa eléctrica na preparação das nossas refeições, consumindo energia produzida através de combustíveis fósseis, estamos a emitir gases com efeito de estufa e a contribuir para o agravamento das alterações climáticas porque não prestamos atenção a pequenos gestos, como, por exemplo, poupar gás e providenciar uma cozedura mais rápida dos alimentos.

Mudar de atitude também ECOnsigo!

Utilize a panela de pressão para cozinhar as sopas, os cozidos e estufados!
Sabia que cozinhar com a panela de pressão permite-lhe economizar até 70% de gás? E que pode desligar o bico do fogão algum tempo antes da comida estar completamente cozinhada, já que o calor retido será suficiente para finalizar a cozedura?
Também quando cozinha em tachos e panelas pode economizar tempo, gás ou electricidade e dinheiro, mantendo sempre a tampa colocada de forma a evitar as perdas de calor.
Dê atenção aos pequenos gestos. Poupe o ambiente.

Esta é uma iniciativa da Comissão Europeia através do Centro Jaques Delors, executada por APEA – Associação Portuguesa de Engenharia do Ambiente.

É Consigo poupar! É consigo cuidar do ambiente! Tome uma atitude!
ECOnsigo… sempre nas tardes da Renascença, depois das quatro da tarde.


Ouça aqui o podcast!

Nenhum comentário:

Postar um comentário