segunda-feira, 27 de setembro de 2010

ECOnsigo - Lápis ou esferográfica?

Existem inúmeros tipos de esferográficas, com imensas cores, com cheiros, com brilhantes, com cartuxos de tinta recarregáveis e até com duas ou mais cores!

Já há muitas que são produzidas a partir de material reciclável ou que são recarregáveis de forma a diminuir a produção de resíduos, embora, na generalidade, as que utilizamos mais sejam aquelas que, quando a tinta acaba, são deitadas fora.
Embora não seja uma situação que possamos controlar de todo, podemos ter atenção ao uso que delas fazemos, utilizando-as apenas quando estritamente necessário e não para, por exemplo, meros apontamentos e notas.

Mudar de atitude também ECOnsigo!

Utilize um lápis quando tira apontamentos, ao invés de uma esferográfica.
É verdade que a maioria dos lápis têm madeira, mas já existem soluções mais ecológicas, como os de cartão reciclado, e que, pelo menos, não têm materiais tóxicos contaminantes.
Utilizando lápis vai reparar que este tem uma durabilidade muito maior e que gasta muito menos dinheiro em resultado de já não comprar tantas canetas.
O problema das esferográficas é terem componentes que não são muito amigos do Ambiente, como as tintas, bastante tóxicas e, por serem compostas, na sua maioria, por plástico e metal, o que conduz à maior procura de recursos naturais para o seu fabrico.
Desta forma, ainda estará a poupar o Ambiente, pois para além de não influenciar tanto o consumo de recursos, não está a contribuir para a utilização de tintas tóxicas, nem a utilizar materiais que só podem ser novamente utilizados se forem reciclados.

Esta é uma iniciativa da Comissão Europeia através do Centro Jaques Delors, executada por APEA – Associação Portuguesa de Engenharia do Ambiente.

É Consigo poupar! É consigo cuidar do ambiente! Tome uma atitude!
ECOnsigo… sempre nas tardes da Renascença, depois das quatro da tarde.


Ouça aqui o podcast!

Nenhum comentário:

Postar um comentário