
Contudo, só este electrodoméstico representa cerca de 5% do consumo energético das habitações. E, portanto, convém utilizá-la com cuidado para reduzir a electricidade necessária ao seu funcionamento.
Mudar de atitude também ECOnsigo!
Quando estiver bom tempo diminua as rotações por minuto da máquina de lavar roupa. Só se estiver a chover ou muito mau tempo é que então aumenta esta velocidade para que a roupa fique menos húmida, facilitando a secagem ao ar livre.
De acordo com a temperatura ambiente, faça a estimativa do tempo que a roupa demorará a secar e, mediante essa previsão, programe a velocidade das rotações por minuto da sua máquina de lavar roupa para que na altura de torcer, esta tenha uma menor quantidade de água a evaporar quando a colocar no estendal.
Assim, será de prever que no Inverno, devido às temperaturas mais baixas, seja necessária uma velocidade maior, e no Verão, derivado às temperaturas mais altas, uma velocidade de rotação menor.
Repare que, quanto maior a velocidade, maior será o esforço da máquina e, em consequência, maior o seu consumo energético.
Com estes pormenores poderá obter benefícios a nível económico e ainda ajuda o Ambiente, pois está a praticar uma actividade de forma sustentável, conseguindo ter a sua roupa seca em menos tempo, sem odores desagradáveis e sem que para isso tenha de gastar mais electricidade e dinheiro.
Secar ao ar livre, além de garantir maior durabilidade às peças, diminui o tempo necessário para passar a ferro, uma vez que as mesmas não estão tão enrugadas e vincadas, e evita as emissões associadas à electricidade.
Esta é uma iniciativa da Comissão Europeia através do Centro Jaques Delors, executada por APEA – Associação Portuguesa de Engenharia do Ambiente.
É Consigo poupar! É consigo cuidar do ambiente! Tome uma atitude!
ECOnsigo… sempre nas tardes da Renascença, depois das quatro da tarde.
Ouça aqui o podcast!
Nenhum comentário:
Postar um comentário