quinta-feira, 9 de setembro de 2010

ECOnsigo - Água engarrafada

É cada vez mais frequente recorrermos ao consumo de água engarrafada, porque, em regra, ou nos queixamos do “cheiro ou do sabor a tratamento” da água que sai da torneira ou porque é mais prático o seu transporte.

Esta opção encerra gastos financeiros exorbitantes e é imensamente prejudicial ao ambiente, conduzindo ao agravamento das consequências das alterações climáticas, porque: a produção de garrafas, a partir de derivados de petróleo, liberta gases poluentes; a degradação/decomposição das garrafas, demora mais de 100 anos.

Mudar de atitude também ECOnsigo!

Se entender que a água da torneira não lhe serve, não compre várias garrafas de água. Sirva-se de um garrafão.
Assim, está a minimizar o consumo de garrafas de plástico, a produzir menos resíduos, a poupar dinheiro e, também, os recursos naturais usados para engarrafar a água e trazê-la até si.
Em Portugal são emitidos, por ano e por pessoa, cerca de 20 kg de CO2e*, associados ao consumo de água engarrafada. As emissões correspondem ao consumo de cerca de 53 garrafas de 1,5 litros por pessoa, o mesmo que percorrer cerca de 130 km num automóvel médio a gasolina.

* o símbolo CO2e (dito CO2 equivalente) corresponde à totalidade das emissões de gases com efeito de estufa

Esta é uma iniciativa da Comissão Europeia através do Centro Jaques Delors, executada por APEA – Associação Portuguesa de Engenharia do Ambiente.

É Consigo poupar! É consigo cuidar do ambiente! Tome uma atitude!
ECOnsigo… sempre nas tardes da Renascença, depois das quatro da tarde.


Ouça aqui o podcast!

Nenhum comentário:

Postar um comentário