quinta-feira, 30 de setembro de 2010

ECOnsigo - Não deixe o carregador do telemóvel na tomada!

O telemóvel é, hoje, uma ferramenta de que poucas pessoas conseguem abdicar. Mas, para que estes funcionem, precisam de ser carregados com alguma frequência, o que conduz, em regra, a uma má atitude: retiramos o telemóvel e deixamos o carregador na tomada.

Actualmente, as baterias dos telemóveis demoram cerca de duas a três horas a concluir o recarregamento de energia. Deixar carregar por demasiado tempo apenas trará más consequências, pois para além de gastar electricidade e dinheiro desnecessariamente, está a arriscar danificar quer a bateria, quer alguns componentes do equipamento.

Mudar de atitude também ECOnsigo!

Assim que a bateria do seu telemóvel estiver completamente recarregada desligue o carregador da tomada.
A maioria dos telemóveis têm já uma forma de anunciar que a bateria está cheia, ou com uma luz verde ou mesmo com um som e texto a avisar a conclusão do carregamento. Muitos deles já têm um lembrete escrito para retirar o carregador da tomada.
Tudo o que está ligado à corrente gasta energia, ainda que os aparelhos estejam desligados. É o chamado consumo fantasma.
Para comprovar tal facto, basta, por exemplo, tocar no carregador do telemóvel e verificar se este se encontra um pouco quente. Se estiver é porque esteve a acumular energia e, consequentemente, a consumir.
Assim, eliminando este claro desperdício de energia, está a reduzir, significativamente, a factura da electricidade, a evitar uma maior emissão de gases poluentes inerentes à produção de electricidade, a proporcionar maior durabilidade ao aparelho e a preservar os recursos naturais retirados da Natureza.

Esta é uma iniciativa da Comissão Europeia através do Centro Jaques Delors, executada por APEA – Associação Portuguesa de Engenharia do Ambiente.

É Consigo poupar! É consigo cuidar do ambiente! Tome uma atitude!
ECOnsigo… sempre nas tardes da Renascença, depois das quatro da tarde.


Ouça aqui o podcast!

Nenhum comentário:

Postar um comentário