O comércio dito tradicional está a atravessar momentos de autêntica asfixia em Portugal.
Nas últimas décadas, a concorrência no mercado de bens de consumo sofreu enormes transformações que influenciaram a mudança dos nossos hábitos de compra.
O país está sobrecarregado de shoppings e de hipermercados em que muitos produtos são importados de outros países. Todos eles são aprovados e licenciados sem ter em conta o impacto negativo que seria causado no comércio tradicional.
É muito importante apoiarmos as economias locais. Veja as suas compras natalícias como uma oportunidade para fazer a diferença, por exemplo, quando for comprar os alimentos para o jantar e almoço de Natal.
Mudar de atitude também ECOnsigo!
Para as refeições e para os doces de Natal compre alimentos de produção local.
As hortaliças, o peru, as frutas e todos os ingredientes dos bolos e doces deste Natal são facilmente encontradas no comércio da sua região. Ao comprar produtos nacionais está a contribuir para a melhoria da economia portuguesa e ao comprar produtos da sua região está a cooperar para o desenvolvimento.
Além disso, os produtos regionais são amigos do ambiente pois, por serem produzidos nas proximidades, não tiveram de ser transportados de longas distâncias e, por isso, não houve muito consumo de combustíveis nem emissões de gases com efeito de estufa para que estes chegassem até si.
Esta é uma iniciativa da Comissão Europeia através do Centro Jaques Delors, executada por APEA – Associação Portuguesa de Engenharia do Ambiente.
É Consigo poupar! É consigo cuidar do ambiente! Tome uma atitude!
ECOnsigo… sempre nas tardes da Renascença, depois das quatro da tarde.
Ouça aqui o podcast!
Nenhum comentário:
Postar um comentário