segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Meta para o tratamento de esgotos mais ambiciosa até 2013

Até 2013, o Ministério do Ambiente pretende alcançar os 90 por cento de esgotos tratados com qualidade. O que significa mais quatro pontos percentuais em comparação com este ano.

Até 2013, o Ministério do Ambiente pretende alcançar os 90 por cento de esgotos tratados com qualidade. O que significa mais quatro pontos percentuais em comparação com este ano.
O aviso foi feito na semana passada pela Ministra do Ambiente, Dulce Pássaro, durante uma visita à Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) da Guia, Cascais. A Ministra do Ambiente falou no plano estratégico para o ciclo urbano da água para os próximos 3 anos. Actualmente, segundo afirmações de Dulce Pássaro à Lusa, já se drenam 86% das águas residuais urbanas do país.
Durante a visita e Ministra do Ambiente explicou que as estruturas de tratamento (ETAR), a funcionar adequadamente, chegam “apenas a 70 %”.
“Mas para o período entre 2009 a 2011 estão a ser investidos cerca de 300 milhões de euros só em Estações de Tratamento de Águas Residuais Urbanas”, disse a Ministra à agência Lusa.
Durante esse período estão previstas a construção e a conclusão de 66 ETAR, para além dos investimentos programados que terão continuidade depois de 2011 e que incluem a ETAR de Alcântara. Já este ano está prevista a entrada em funcionamento de 21 estruturas: Ave, Alenquer, Carregado, Nazaré, Barreiro/Moita, Seixal, Ferraria e Moura-Morta, Medrões-Sanhoane, Britiande, Valdigem, Lalim, Magueija, Folgosa, Salzedas, S. João de Tarouca, Chavães, Touça e Sebadelhe e Freixo de Numão e o sistema de saneamento de Sambade, num investimento de quase 73 milhões de euros.

Notícias Indústria e Ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário