terça-feira, 31 de agosto de 2010

ECOnsigo - Ruído de vizinhança


Já se sentiu incomodado com o barulho produzido pelos seus vizinhos? E fora de horas?


A música ou a televisão com o som demasiado alto, as portas a bater, os cães a ladrar, os saltos altos ou o triciclo da criança a andar “sobre as nossas cabeças”, são alguns dos exemplos das queixas que chegam à PSP ou à GNR.

Mudar de atitude também ECOnsigo!

O Regulamento Geral do Ruído, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 9/2007, determina:

• A observação de um período de silêncio entre as 23h00 e as 07h00, durante o qual a cessação de qualquer ruído deve ser imediata.
• A proibição da execução de obras de recuperação, remodelação ou conservação, em casa, aos sábados, domingos e feriados.
• Que o toque do alarme do seu automóvel não pode exceder os 20 minutos.

Para qualquer destes casos, as autoridades policiais da sua área de residência são o garante do cumprimento da Lei.
Assim, evite ruídos que possam causar transtornos. Baixe a musica ou a televisão, recolha o cão e, por exemplo, se der uma festa, demonstre respeito e atenção para com os seus vizinhos: avise-os dessa comemoração e peça-lhes alguma tolerância.
Não se esqueça que o ruído que hoje transtorna o seu vizinho, pode, amanhã, incomodá-lo a si.

Esta é uma iniciativa da Comissão Europeia através do Centro Jaques Delors, executada por APEA – Associação Portuguesa de Engenharia do Ambiente.

É Consigo poupar! É consigo cuidar do ambiente! Tome uma atitude!
ECOnsigo… sempre nas tardes da Renascença, depois das quatro da tarde.


Ouça aqui o podcast!

ECOnsigo - Faça uma lista de compras

Quando vamos às compras é frequente chegarmos a casa com muito mais produtos do que aqueles que realmente necessitávamos e, por vezes, sem alguns daqueles que nos faziam falta.

Elaborar uma lista de compras antes da ida ao mercado ou ao supermercado ou, ao longo da semana, registar na lista os produtos que vão acabando, é a solução.

Mudar de atitude também ECOnsigo!

Se levar lista de compras vai ter um maior cuidado em adquirir apenas aquilo que considera necessário e não se vai esquecer do que realmente lhe faz falta.
Se os seus filhos forem consigo, envolva-os na elaboração da lista de compras. Assim, além de os iniciar na gestão do orçamento familiar, participam, também, no processo de decisão sobre o que deve e precisa de ser comprado.
Para lá das questões ambientais, não se esqueça que está a desperdiçar dinheiro quando compra alimentos em excesso, nomeadamente os frescos, como a carne, o peixe, os legumes e as frutas, uma vez que têm um tempo de vida relativamente curto.

Esta é uma iniciativa da Comissão Europeia através do Centro Jaques Delors, executada por APEA – Associação Portuguesa de Engenharia do Ambiente.

É Consigo poupar! É consigo cuidar do ambiente! Tome uma atitude!
ECOnsigo… sempre nas tardes da Renascença, depois das quatro da tarde.


Ouça aqui o podcast!

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Meta para o tratamento de esgotos mais ambiciosa até 2013

Até 2013, o Ministério do Ambiente pretende alcançar os 90 por cento de esgotos tratados com qualidade. O que significa mais quatro pontos percentuais em comparação com este ano.

Até 2013, o Ministério do Ambiente pretende alcançar os 90 por cento de esgotos tratados com qualidade. O que significa mais quatro pontos percentuais em comparação com este ano.
O aviso foi feito na semana passada pela Ministra do Ambiente, Dulce Pássaro, durante uma visita à Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) da Guia, Cascais. A Ministra do Ambiente falou no plano estratégico para o ciclo urbano da água para os próximos 3 anos. Actualmente, segundo afirmações de Dulce Pássaro à Lusa, já se drenam 86% das águas residuais urbanas do país.
Durante a visita e Ministra do Ambiente explicou que as estruturas de tratamento (ETAR), a funcionar adequadamente, chegam “apenas a 70 %”.
“Mas para o período entre 2009 a 2011 estão a ser investidos cerca de 300 milhões de euros só em Estações de Tratamento de Águas Residuais Urbanas”, disse a Ministra à agência Lusa.
Durante esse período estão previstas a construção e a conclusão de 66 ETAR, para além dos investimentos programados que terão continuidade depois de 2011 e que incluem a ETAR de Alcântara. Já este ano está prevista a entrada em funcionamento de 21 estruturas: Ave, Alenquer, Carregado, Nazaré, Barreiro/Moita, Seixal, Ferraria e Moura-Morta, Medrões-Sanhoane, Britiande, Valdigem, Lalim, Magueija, Folgosa, Salzedas, S. João de Tarouca, Chavães, Touça e Sebadelhe e Freixo de Numão e o sistema de saneamento de Sambade, num investimento de quase 73 milhões de euros.

Notícias Indústria e Ambiente.

Maioria dos projectos de parques eólicos aprovados em Portugal

Nos últimos 5 anos, quase todos os projectos apresentados por empresas de construção de parques eólicos foram aprovados pelo Ministério do Ambiente. Quando todos os parques estiverem em funcionamento produzirão 2.409 megawatts de potência através de energia renovável.

"Nos últimos cinco anos o Ministério do Ambiente aprovou 92,39% dos parques eólicos que foram objecto de Avaliação de Impacte Ambiental”, disse ontem a ministra do Ambiente, Dulce Pássaro.
Para a ministra do ambiente, a energia eólica em Portugal é um aposta ganha, afirmando que este tipo de energia renovável “veio para ficar”. Além dos benefícios ambientais, Dulce Pássaro destaca a vantagem para “a economia nacional, que neste momento está a exportar energia, bem como aerogeradores e torres produzidos em Portugal”.
Dos 92 projectos para a construção de parques eólicos apresentados ao Ministério do Ambiente entre 2005 e 2010, 85 foram aprovados. Só este ano foram aprovados nove parques eólicos, mas o maior impulso foi dado entre 2007 e 2008, com a aprovação de 17 e 18 infra-estruturas, respectivamente.
O investimento nesta área das energias renováveis é para continuar,segundo Dulce Pássaro: “Portugal vai continuar a apostar nas energias renováveis como forma de reduzir as emissões de gases com efeito de estufa e os gastos com a importação de petróleo.”

Notícias Indústria e Ambiente.

Mais de 70.000 hectares destruídos pelo fogo este ano em Portugal

Até dia 15 de Agosto deste ano, registou-se em Portugal um total de 14,661 ocorrências, sendo que 2.449 foram incêndios florestais e 12.212 fogachos.

Isto resultou num total de área ardida de 71.687 hectares,o que corresponde a espaços destruídos pelos fogos em povoamentos (14.921ha) e matos (56.766ha).Os dados são da Autoridade Florestal Nacional (AFN) que lançou o relatório provisório de Incêndios Florestais onde faz uma análise das ocorrências e áreas ardidas em Portugal, até 15 de Agosto de 2010, comparando com os números registados nos últimos 9 anos.
Quando se tem em atenção aos dados dos anos anteriores, pode-se dizer que o total de ocorrências deste ano é menor do que a média dos últimos nove anos (15.058), só em 2001 e de 2007 a 2009 é que o número de ocorrências registado foi menor. Mas no que toca à área ardida, a verdade é que o total atingido até Agosto deste ano (71.687), está próximo da média dos 9 anos anteriores (102.649), representando 70% da média calculada entre 2000-2009.
Em 2010, o maior número de ocorrências tiveram lugar no distrito do Porto (4.125 ocorrências), contudo o distrito da Guarda regista, de longe, a maior área ardida com 16.347ha destruídos pelo fogo, seguido do distrito de Viana do Castelo que conta com menos 12.018ha de espaço florestal.
Por fim, em termos de meses onde ocorreram mais incêndios, só nos primeiros 15 dias de Agosto foram registadas ocorrências superiores às do mês de Julho, 5.925 e 5.283 respectivamente.
A AFN refere que as condições meteorológicas que se têm verificado durante os últimos meses de verão, dando o parecer do Instituto de Meteorologia: “no período de 1 a 12 de Agosto, o território continental registou uma média da temperatura máxima do ar de 33,9ºC, o que significa uma anomalia de + 5,1ºC em relação ao valor normal de 1971-2000 (28,8ºC) para este mês. Relativamente à temperatura mínima do ar, no período em análise registou-se uma média de 18.2ºC, traduzindo-se numa anomalia de +2,7ºC, em relação ao respectivo valor normal do mês (15,5ºC).”. A Autoridade Florestal Nacional concluiu: “Estas condições traduziram-se num aumento significativo do risco meteorológico de incêndio e, consecutivamente, do índice de severidade
diário, resultando em maiores dificuldades no controlo e supressão dos incêndios florestais. Esse facto terá contribuído para o incremento da área ardida na primeira quinzena de Agosto, muito embora os valores se mantenham abaixo da média do decénio.”

Notícias Indústria e Ambiente.

ECOnsigo - Como lavar os dentes de forma eficiente?



A forma de lavar os dentes também se reflecte nos impactes ambientais!


Algumas pessoas abrem a torneira para molhar a escova, colocam a pasta na escova, põem água na boca, escovam os dentes, lavam a boca, lavam a escova e.. só depois fecham, finalmente, a torneira.
Não acha que é um imenso desperdício de água potável?

Mudar de atitude também ECOnsigo!

Para lavar os dentes utilize um copo.
Encha o copo com água e molhe a escova na água do copo. Depois ponha a pasta na escova e utilize a água do copo para molhar a boca. Após escovar os dentes, lave a boca e a escova com a água do copo. Vai ver que é suficiente.
Se tem dúvidas, faça o seguinte. Coloque a tampa no lavatório e lave os dentes com a água sempre a correr. No final, basta verificar a quantidade de água que desperdiça, em oposição ao uso de um simples copo.
Seja prudente, poupe água!

Esta é uma iniciativa da Comissão Europeia através do Centro Jaques Delors, executada por APEA – Associação Portuguesa de Engenharia do Ambiente.

É Consigo poupar! É consigo cuidar do ambiente! Tome uma atitude!
ECOnsigo… sempre nas tardes da Renascença, depois das quatro da tarde.


Ouça aqui o podcast!

ECOnsigo - Deixa o computador ligado durante a noite?

Por hábito ou conveniência é usual deixarmos os computadores em suspensão ou hibernação, durante a noite.
Para quê, se não está em utilização?

Mudar de atitude também ECOnsigo!

Use o modo suspensão/hibernação nos casos em que se ausenta por curtos períodos, mas, à noite, desligue sempre o computador.
Embora consuma pouca energia naquele modo, as componentes do computador continuam a ser alimentadas e, por isso, há um gasto de energia continuado e desnecessário.
Se o desligar está a poupar dinheiro, a aumentar a durabilidade do equipamento e a proteger o ambiente.

Esta é uma iniciativa da Comissão Europeia através do Centro Jaques Delors, executada por APEA – Associação Portuguesa de Engenharia do Ambiente.

É Consigo poupar! É consigo cuidar do ambiente! Tome uma atitude!
ECOnsigo… sempre nas tardes da Renascença, depois das quatro da tarde.


Ouça aqui o podcast!

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

ECOnsigo - Descongelar alimentos de forma mais sustentável e saudável

Existem várias formas de reduzir o consumo de energia, mas ainda são poucas as pessoas que se esforçam nesse sentido. Ora, os pequenos gestos do dia-a-dia podem facilitar esse objectivo.

Mudar de atitude também ECOnsigo!

Quando retira um alimento do congelador, para consumir no dia seguinte, deixe-o a descongelar dentro do frigorífico e não no exterior.
Assim, além de ter o alimento mais protegido das partículas que podem ser nocivas à sua saúde, ainda terá ganhos financeiros uma vez que frigorífico irá precisar de menos esforço para a manutenção do frio, logo, de menor gasto energético.
Tendo em conta que cerca de 32% da electricidade consumida nas nossas casas é gasta na refrigeração e congelação dos alimentos, este é um conselho que deve ter em conta. Lembre-se que, por mais pequena que seja a sua contribuição, o planeta agradece quando o protege.

Esta é uma iniciativa da Comissão Europeia através do Centro Jaques Delors, executada por APEA – Associação Portuguesa de Engenharia do Ambiente.

É Consigo poupar! É consigo cuidar do ambiente! Tome uma atitude!
ECOnsigo… sempre nas tardes da Renascença, depois das quatro da tarde.


Ouça aqui o podcast!

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

ECOnsigo - Diminuir o consumo de energia em casa da melhor forma!

Para acompanhar o crescente desenvolvimento das populações, o consumo de energia tem vindo a aumentar exponencialmente e, consequentemente, a agravar a condição ambiental do planeta.

Televisões, leitores de dvd’s, rádios e computadores são alguns exemplos dos equipamentos que quase todos temos em casa. Ocupam grande parte do nosso tempo e estão sempre a gastar energia.

Mudar de atitude também ECOnsigo!

Em média, por dia, passam-se três horas frente ao televisor, o que equivale a 46 dias por ano. Não acha que é tempo de mais no sofá?
Dedique mais tempo a outras actividades como, por exemplo, fazer uma caminhada depois do jantar ou conviver com amigos e familiares. Assim, está a fazer algo benéfico para a sua saúde, a poupar dinheiro por não gastar electricidade e a proteger o ambiente.

Esta é uma iniciativa da Comissão Europeia através do Centro Jaques Delors, executada por APEA – Associação Portuguesa de Engenharia do Ambiente.

É Consigo poupar! É consigo cuidar do ambiente! Tome uma atitude!
ECOnsigo… sempre nas tardes da Renascença, depois das quatro da tarde.


Ouça aqui o podcast!

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

ECOnsigo - O impacte do Aquecimento Global nos corais

Os corais fazem parte do grupo de organismos mais frequentemente referidos como vítimas do Aquecimento Global.


Sabia que o crescimento de alguns corais no Mar Vermelho pode cessar em 2070? A sua taxa de crescimento já diminuiu 30%, desde 1998.

Mudar de atitude também ECOnsigo!

Evite todos os gastos desnecessários de energia e de combustíveis.
Estes estão entre as principais causas do aumento da temperatura média global da Terra, devido aos gases com efeito de estufa que geram com a sua utilização.
De acordo com as previsões climáticas, se o ritmo de subida das temperaturas se mantiver, muitas espécies de corais deixarão de crescer em 2070, quando a temperatura da água subir 1,85ºC em relação ao que se verifica, actualmente, no Verão.
Cabe a todos fazer um esforço para consumir menos energia. Esteja atento aos hábitos e aos pequenos gestos do dia-a-dia. Por vezes, é tão simples consegui-lo!

Esta é uma iniciativa da Comissão Europeia através do Centro Jaques Delors, executada por APEA – Associação Portuguesa de Engenharia do Ambiente.

É Consigo poupar! É consigo cuidar do ambiente! Tome uma atitude!
ECOnsigo… sempre nas tardes da Renascença, depois das quatro da tarde.


Ouça aqui o podcast!

terça-feira, 24 de agosto de 2010

ECOnsigo - Onde colocar as pontas de cigarro quando está na praia?

Após um Inverno bastante frio e chuvoso, finalmente chegou o sol quente e os dias de praia para descansar ao sol, bronzear e respirar o ar do mar.

No entanto, se é fumador, há uma questão a ter em atenção!

Mudar de atitude também ECOnsigo!

Não deixe as pontas dos cigarros na areia.
Junte-as nas caixas próprias que geralmente se encontram à entrada das praias. Estas têm, normalmente, uma forma cónica e, cada vez mais, estão a ser utilizadas pelos banhistas fumadores.
Se não encontrar aqueles recipientes na sua praia, junte todas as pontas dos cigarros num determinado local da areia. Quando se for embora, coloque-as todas num saco e, de seguida, deposite-as no contentor de resíduos indiferenciados.
Para o seu continuado bem-estar, e o dos outros, deixe a praia limpa! Se todos tiverem este tipo de cuidados, a praia permanecerá mais agradável e mais cuidada, sem resíduos espalhados pelo areal.

Esta é uma iniciativa da Comissão Europeia através do Centro Jaques Delors, executada por APEA – Associação Portuguesa de Engenharia do Ambiente.

É Consigo poupar! É consigo cuidar do ambiente! Tome uma atitude!
ECOnsigo… sempre nas tardes da Renascença, depois das quatro da tarde.


Ouça aqui o podcast!

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

ECOnsigo - Que papel higiénico compra?

O papel e o cartão são de fácil reciclagem, mas a crescente procura deste recurso tem forçado, continuadamente, a necessidade de utilização de pasta de celulose proveniente das árvores.

Ao abatê-las, causamos a desflorestação, diminuímos a capacidade de renovação do ar e prejudicamos a biodiversidade residente nessa área.
Por isso, é necessário ter em atenção a quantidade de papel que gasta e, também, o tipo de papel que utiliza.

Mudar de atitude também ECOnsigo!

Compre papel higiénico de folha com espessura fina e, noutros papéis, escolha a opção mais indicada para a utilização que lhe vai dar. Evite desperdícios!
Tendo em conta que para a produção de uma tonelada de papel são necessárias entre 12 a 16 árvores de tamanho médio, cerca de 50.000 litros de água e mais de 300 Kg de petróleo, é importante que se adoptem comportamentos mais sustentáveis e que protejam o ambiente.

Esta é uma iniciativa da Comissão Europeia através do Centro Jaques Delors, executada por APEA – Associação Portuguesa de Engenharia do Ambiente.

É Consigo poupar! É consigo cuidar do ambiente! Tome uma atitude!
ECOnsigo… sempre nas tardes da Renascença, depois das quatro da tarde.


Ouça aqui o podcast!

ECOnsigo - Que tipo de papel não se pode pôr no ecoponto azul?

Cada vez é mais necessário reduzir a produção de resíduos. Por isso, a reciclagem continua a ser um tema muito actual e bastante importante
Sabia que a reciclagem de papel gasta menos 66% de energia do que a produção de papel novo? Com esta poupança é possível reduzir em cerca de 73% a poluição atmosférica.

Mas, atenção! Nem todo o papel é passível de reciclagem.

Mudar de atitude também ECOnsigo!

O papel plastificado, papel autocolante, papel encerado ou papel químico, não devem ser depositados no papelão, o ecoponto azul.
Aqueles tipos de papel não podem ser reciclados, pois, ao contaminarem todo o processo, retiram-lhes as características indicadas para a obtenção de papel reciclado, em termos de consistência e qualidade.
Seja consciente! Consulte as embalagens. Certifique-se do local correcto para onde deve encaminhá-las.

Esta é uma iniciativa da Comissão Europeia através do Centro Jaques Delors, executada por APEA – Associação Portuguesa de Engenharia do Ambiente.

É Consigo poupar! É consigo cuidar do ambiente! Tome uma atitude!
ECOnsigo… sempre nas tardes da Renascença, depois das quatro da tarde.


Ouça aqui o podcast!

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Concurso ”ECOférias”


Participa já no Concurso ”ECOférias” e habilita-te a ganhar entradas gratuitas para o IV ENEEA!



Regulamento

Artigo 1 - Objectivo do concurso “ECOférias”
Propõe-se aos estudantes de engenharia do ambiente, ou áreas afins, que tirem uma fotografia das suas férias sustentáveis. A fotografia deverá mostrar preocupações ambientais (por exemplo, deitar uma lata de metal no ecoponto; tirar lixo de uma praia, etc.).
Os participantes deverão enviar um E-mail para secretariageral@apea.pt com a fotografia a apresentar a concurso. No corpo de texto do E-mail deverá constar uma frase que servirá de legenda à fotografia, o nome do participante, instituição de ensino, curso, ano e telefone de contacto (Vide artigo 4).
O Passatempo tem início a 16 de Agosto de 2010, as fotografias deverão ser enviadas até 17 de Setembro de 2010, e após o período de votação na internet, termina a 29 de Setembro de 2010 às 18h00.

Artigo 2 - Divulgação do vencedor
A divulgação do vencedor do “ECOférias” será efectuada na página oficial do IV ENEEA – Encontro Nacional de Estudantes de Engenharia do Ambiente (http://eneea.apea.pt/) e no Facebook da APEA – Associação Portuguesa de Engenharia do Ambiente (http://www.facebook.com/pages/APEA-Associacao-Portuguesa-de-Engenharia-do-Ambiente/134437773234778?ref=ts), a partir das 18h00 do dia 29 de Setembro de 2010.
Aos três primeiros classificados será atribuído uma entrada gratuita no IV ENEEA – Encontro Nacional de Estudantes de Engenharia do Ambiente.

Artigo 3 - Direitos de autor
Os concorrentes cedem à Comissão Organizadora os direitos de autor da fotografia.

Artigo 4 - Disposições gerais
1. As inscrições para o concurso “ECOférias” deverão ser enviadas por E-mail para secretariageral@apea.pt. Com a seguinte informação no corpo de texto do E-mail:
a. Frase explicativa da fotografia
b. Nome do participante
c. Instituição de ensino
d. Curso
e. Ano a frequentar em 2010/2011
f. Telefone de contacto

2. A fotografia será posteriormente colocada na página do Facebook da APEA pela comissão organizadora. O participante deve pedir o máximo de likes que conseguir aos seus amigos para poder ganhar.

3. A APEA não poderá ser responsabilizada por actos de tag ou untag por parte dos participantes.

4. Os três participantes cujas fotografias tiverem mais "likes" às 18h00 do dia 29 de Setembro de 2010, serão os vencedores.

5. Pode-se participar com mais que uma fotografia, mas cada participante só poderá receber um prémio.

6. Os conteúdos e opções do concurso são da total responsabilidade da APEA.

7. A participação no concurso implica a plena aceitação das normas do presente regulamento.

8. Serão excluídos do concurso as fotografias que ofendam o bom nome de pessoas e/ou instituições.

9. Para colocação de dúvidas, comentários, sugestões ou reclamações, os participantes devem enviar um e-mail para secretariageral@apea.pt

10. A Comissão Organizadora do passatempo reserva-se o direito de alterar o presente regulamento sempre que se justifique passando o mesmo a ser válido a partir da data de publicação.

11. Qualquer questão resultante de omissões ou dúvidas de interpretação do presente regulamento será resolvida pela Comissão Organizadora, de cuja decisão não cabe recurso.

12. O presente regulamento entra em vigor a 16 de Agosto de 2010.

Mais informação em http://eneea.apea.pt/

ECOnsigo - Candeeiros e lâmpadas limpos regularmente!

Nos dias de limpezas fica tudo mais fresco e agradável, mas há sempre algo que fica esquecido e que é muito importante.


Os candeeiros fixos junto ao tecto ou parede! Estes acumulam imensas partículas do ar, nomeadamente o pó. Ora, por estarem sujos, há muita iluminação filtrada e electricidade consumida sem qualquer aproveitamento.

Mudar de atitude também ECOnsigo!

Limpe regularmente todos os candeeiros e lâmpadas da sua casa.
O pó acumulado sobre uma lâmpada ou a sujidade retida nos suportes, pode reduzir a luz produzida em cerca de 10%.
Ao mantê-los limpos vai obter uma iluminação mais forte e, ao mesmo tempo, está a refrescar o ambiente, uma vez que o aquecimento gerado pelos dispositivos de iluminação não é tão acentuado.
Assim está a poupar dinheiro, energia e, consequentemente, a proteger o planeta.

Esta é uma iniciativa da Comissão Europeia através do Centro Jaques Delors, executada por APEA – Associação Portuguesa de Engenharia do Ambiente.

É Consigo poupar! É consigo cuidar do ambiente! Tome uma atitude!
ECOnsigo… sempre nas tardes da Renascença, depois das quatro da tarde.

Ouça aqui o podcast!

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

ECOnsigo - Caixa de e-mail sustentável e ecológica!


A Internet também gera consequências negativas para o ambiente.


Tudo o que temos "guardado" no espaço virtual, está armazenado em algum local.
Todos os processos virtuais gastam energia e geram calor nos equipamentos utilizados, o que implica, por exemplo, a utilização de sistemas de refrigeração, que, por sua vez, também consomem bastante energia.
Já pensou no calor que geram os computadores centrais dos servidores do mundo virtual?

Mudar de atitude também ECOnsigo!

Na caixa de mensagens do seu e-mail, apague as que já não são necessárias.
Verifique o espaço de mensagens que está ocupado, na sua conta de e-mail. Quanto menos espaço ocupar, menos informação terá de ser processada na central do servidor e, assim, menos poluição será emitida devido à diminuição do consumo energético!
Pense nisto e lembre-se que, ao apagar todos os e-mails desnecessários, está a contribuir para o combate às alterações climáticas.

Esta é uma iniciativa da Comissão Europeia através do Centro Jaques Delors, executada por APEA – Associação Portuguesa de Engenharia do Ambiente.

É Consigo poupar! É consigo cuidar do ambiente! Tome uma atitude!
ECOnsigo… sempre nas tardes da Renascença, depois das quatro da tarde.

Ouça aqui o podcast!

ECOnsigo - Mobilidade sustentável

Sabia que na Ponte 25 de Abril, devido à circulação de comboios, houve uma redução de 20 mil veículos individuais?

Mudar de atitude também ECOnsigo!

Sempre que possa, abdique do automóvel. Vá de transportes públicos ou peça boleia a um conhecido de confiança.
Os benefícios são inúmeros. Não tem de conduzir, não está a gastar combustível, não causa tanta emissão de gases com efeito de estufa, fica-lhe mais económico e contribui para a redução do consumo dos recursos energéticos não-renováveis.

Esta é uma iniciativa da Comissão Europeia através do Centro Jaques Delors, executada por APEA – Associação Portuguesa de Engenharia do Ambiente.

É Consigo poupar! É consigo cuidar do ambiente! Tome uma atitude!
ECOnsigo… sempre nas tardes da Renascença, depois das quatro da tarde.


Ouça aqui o podcast!

terça-feira, 17 de agosto de 2010

ECOnsigo - Por que computador optar?

Sabia que enquanto um computador de secretária consome 120 W e o seu monitor consome outros 50 W, um computador portátil consome apenas 30 W?

Mudar de atitude também ECOnsigo!

Prefira os computadores portáteis!

Os portáteis permitem uma poupança energética de 80%, quando comparados com os computadores de secretária. Enquanto estes consomem energia em todos os seus componentes, torre, monitor e colunas de som, os portáteis apenas são alimentados por uma única fonte.
Além disso, o computador portátil oferece mais opções de gestão de energia, uma vez que possibilita o recurso ao uso de uma bateria.

Esta é uma iniciativa da Comissão Europeia através do Centro Jaques Delors, executada por APEA – Associação Portuguesa de Engenharia do Ambiente.

É Consigo poupar! É consigo cuidar do ambiente! Tome uma atitude!
ECOnsigo… sempre nas tardes da Renascença, depois das quatro da tarde.


Ouça aqui o podcast!

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

ECOnsigo - Opte pelo duche depois de um dia de praia

Em regra, após um dia de praia, sentimo-nos um pouco cansados e desejosos de um banho relaxante que nos liberte do sal da água do mar.


Mas, como sempre, devemos estar atentos ao tempo que demoramos no banho ou à quantidade de água que gastamos!

Mudar de atitude também ECOnsigo!

Opte pelo duche em vez do banho de imersão.
Mesmo assim, tenha alguns cuidados. Não demore mais do que 10 minutos no duche e feche sempre a torneira nos momentos em que não necessita de água.
De cada vez que optar pelo duche, face ao banho de imersão, está a preservar recursos hídricos, poupando mais de 70 litros de água, e a reduzir a conta da água no final do mês.
Seja amigo do ambiente, poupe água.

Esta é uma iniciativa da Comissão Europeia através do Centro Jaques Delors, executada por APEA – Associação Portuguesa de Engenharia do Ambiente.

É Consigo poupar! É consigo cuidar do ambiente! Tome uma atitude!
ECOnsigo… sempre nas tardes da Renascença, depois das quatro da tarde.


Ouça aqui o podcast!

ECOnsigo - Cortinas nas Portas Exteriores

No verão, com altas temperaturas, a procura do arrefecimento das casas é uma constante e, em regra, a opção acaba sempre pelo ligar da ventoinha ou do ar condicionado.

Ter as portas abertas para que o ar circule, possibilitando um arrefecimento natural, é, também, uma boa solução mas, muitas vezes, os insectos aproveitam para entrar.
E se pudesse manter as portas abertas, sem que os insectos entrassem?

Mudar de atitude também ECOnsigo!

Coloque cortinas nas portas. Estas impedem a entrada dos indesejados insectos e permitem uma livre circulação do ar. No mercado existem muitos tipos de cortinas de porta e com decorações bastante agradáveis.
A climatização representa cerca de 17% do consumo energético global de uma casa. Assim, se não ligar os aparelhos eléctricos de climatização, contribui para uma redução significativa do valor da sua factura mensal e, mais uma vez, ajuda o planeta.

Esta é uma iniciativa da Comissão Europeia através do Centro Jaques Delors, executada por APEA – Associação Portuguesa de Engenharia do Ambiente.

É Consigo poupar! É consigo cuidar do ambiente! Tome uma atitude!
ECOnsigo… sempre nas tardes da Renascença, depois das quatro da tarde.


Ouça aqui o podcast!

ECOnsigo - Ar condicionado dos automóveis

A utilização do ar condicionado no seu automóvel implica um maior consumo de combustível e provoca uma maior emissão de gases com efeito de estufa.

Sabia que numa viagem de 100km, com o ar condicionado ligado, pode emitir até 4 kg de CO2e*?

Mudar de atitude também ECOnsigo!

Se desligar o ar condicionado pode poupar entre 1,20€ e 2,00€ em combustível, por cada 100 Km percorridos.
É ainda importante realçar que, especialmente no Verão, a escolha da melhor hora para viajar é determinante. Opte por viajar nas horas mais frescas, evitando, assim, a utilização do ar condicionado.
Assim, consome menos combustível e liberta menos gases poluentes, os quais contribuem para o aumento da temperatura global do planeta e, consequentemente, para o agravamento das alterações climáticas.

* o símbolo CO2e (CO2 equivalente) corresponde à totalidade das emissões de gases com efeito de estufa.

Esta é uma iniciativa da Comissão Europeia através do Centro Jaques Delors, executada por APEA – Associação Portuguesa de Engenharia do Ambiente.

É Consigo poupar! É consigo cuidar do ambiente! Tome uma atitude!
ECOnsigo… sempre nas tardes da Renascença, depois das quatro da tarde.


Ouça aqui o podcast!

ECOnsigo - Óleos alimentares usados

Infelizmente, na maior parte das vezes, os óleos alimentares usados são despejados nas canalizações. Este é um erro ambiental que não devemos cometer.

Sabia que um litro de óleo alimentar contamina cerca de 1 milhão de litros de água? E, que isto equivale ao consumo de água de uma pessoa, durante 14 anos?

Mudar de atitude também ECOnsigo!

Faça a separação dos óleos alimentares utilizados e deposite-os nos contentores adequados, os oleões.
Depois de recolhidos, estes são encaminhados para reciclagem, sendo utilizados, nomeadamente, para a produção de biodiesel (biocombustível) ou para o fabrico de sabão natural.
Na impossibilidade de recorrer a um destes pontos de recolha, a solução mais indicada será armazenar os óleos alimentares usados em garrafas de plástico ou, em caso de pequena quantidade, absorvê-lo com os guardanapos de papel usados e depositá-los, posteriormente, no contentor de resíduos indiferenciados.
Assim, não prejudica nem contamina os cursos de água, contribui para a conservação das tubagens de canalização, para o bom funcionamento das ETAR’s (Estações de Tratamento de Águas Residuais) e, ainda está a preservar toda a natureza.

Esta é uma iniciativa da Comissão Europeia através do Centro Jaques Delors, executada por APEA – Associação Portuguesa de Engenharia do Ambiente.

É Consigo poupar! É consigo cuidar do ambiente! Tome uma atitude!
ECOnsigo… sempre nas tardes da Renascença, depois das quatro da tarde.


Ouça aqui o podcast!

ECOnsigo - Os espelhos também iluminam!







É graças aos recursos energéticos que a população mundial atingiu o enorme desenvolvimento que apresenta na actualidade e pode desfrutar de um estilo de vida muito mais confortável do que há 50 anos atrás.
Mas, para podermos continuar a desfrutar de todas essas comodidades é necessário tomar consciência da realidade ambiental que o nosso planeta enfrenta.
A iluminação, por exemplo, é uma das áreas que mais tem influenciado as mudanças climáticas a que temos assistido, devido à utilização maioritária de recursos não renováveis, para a sua produção.

Mudar de atitude também ECOnsigo!

Aproveite ao máximo a luminosidade natural. Utilize espelhos que a reflectem para sítios onde não chegaria de outra forma.
O consumo energético tem acentuado a subida da temperatura global do planeta e tem, consequentemente, aumentado a gravidade das consequências das alterações climáticas, logo, preveni-las depende de todos nós, adoptando soluções práticas e simples, como esta, que promove a melhoria da condição ambiental.

Esta é uma iniciativa da Comissão Europeia através do Centro Jaques Delors, executada por APEA – Associação Portuguesa de Engenharia do Ambiente.

É Consigo poupar! É consigo cuidar do ambiente! Tome uma atitude!
ECOnsigo… sempre nas tardes da Renascença, depois das quatro da tarde.


Ouça aqui o podcast!

ECOnsigo - Onde colocar os sacos de cimento vazios?



O que deve fazer a estes resíduos?



Nos Centros de Triagem procede-se à separação complementar dos resíduos, depositados selectivamente pela Comunidade em cada ecoponto, acondicionando-os e encaminhando-os para a indústria recicladora.
Aí é feita a triagem de, por exemplo, papel, cartão, embalagens plásticas, metálicas e de vidro.
E os sacos de cimento?

Mudar de atitude também ECOnsigo!

Os sacos de cimento devem ser depositados no lixo indiferenciado e não no ecoponto azul!
A presença de sacos de cimento no conjunto de resíduos encaminhados para reciclagem no ecoponto azul, tais como o papel e o cartão, provoca a contaminação do processo produtivo desse lote de reciclagem, pode provocar danos no equipamento, interrupções no processo e perda de valor do produto, por falta de qualidade, além do desperdício de recursos energéticos, hídricos e financeiros.

Esta é uma iniciativa da Comissão Europeia através do Centro Jaques Delors, executada por APEA – Associação Portuguesa de Engenharia do Ambiente.

É Consigo poupar! É consigo cuidar do ambiente! Tome uma atitude!
ECOnsigo… sempre nas tardes da Renascença, depois das quatro da tarde.


Ouça aqui o podcast!

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

ECOnsigo - Como secar o seu cabelo?



O simples facto de secar o cabelo pode ser um acto ambientalmente negativo.
Se usar, por exemplo, um secador de cabelo, está a emitir gases com efeito de estufa, nomeadamente dióxido de carbono, devido ao consumo de electricidade.

Mudar de atitude também ECONSIGO!

Opte por secar o cabelo ao ar, pois, além de não contribuir para o aquecimento do planeta, ainda protege a saúde do seu cabelo.
Supondo que usa o secador de cabelo três vezes por semana, está a emitir cerca de 40 kg de CO2e* por ano e, quanto à factura energética, está a agravá-la em 13 Euros.
Quanto às emissões, o valor é igual a ter uma lâmpada de baixo consumo (18 Watts) ligada ininterruptamente durante 8 meses.

Esta é uma iniciativa da Comissão Europeia através do Centro Jaques Delors, executada por APEA – Associação Portuguesa de Engenharia do Ambiente.

É Consigo poupar! É consigo cuidar do ambiente! Tome uma atitude!
ECOnsigo… sempre nas tardes da Renascença, depois das quatro da tarde.


ECOnsigo - Ande a pé ou vá de bicicleta!


Muitas vezes, o carro é utilizado para pequenas viagens, por exemplo, nas deslocações entre a casa e o café e nas idas às compras diárias, comprovando os estudos que demonstram que, 4 em cada 10 viagens não ultrapassam os 5 minutos e que os seus trajectos são inferiores a 2 km.
Mudar de atitude também ECOnsigo!

Faça as pequenas deslocações a pé ou de bicicleta.
Percorrer a pé 500 metros demora cerca de 8 minutos. De bicicleta, muito menos. Em qualquer dos casos, além de estar a melhorar a sua condição física, está também a proteger o ambiente e a poupar dinheiro.
Ao não utilizar o carro nas curtas distâncias está a contribuir para uma redução de 200 g de CO2e* por km, isto é, 1 kg em cada 5 km, valor que corresponde a ter uma lâmpada incandescente de 60W ligada ininterruptamente durante 2 dias.

Esta é uma iniciativa da Comissão Europeia através do Centro Jaques Delors, executada por APEA – Associação Portuguesa de Engenharia do Ambiente.

É Consigo poupar! É consigo cuidar do ambiente! Tome uma atitude!
ECOnsigo… sempre nas tardes da Renascença, depois das quatro da tarde.


quinta-feira, 12 de agosto de 2010

ECOnsigo - Carta ou e-mail?


Antigamente, quando era preciso comunicar com alguém que se encontrava distante, enviávamos uma carta…

Hoje ainda existem ocasiões que nos levam àquela prática, mas, salvo naqueles casos em que é necessário fazer chegar documentos, por exemplo, é ambientalmente mais correcto utilizar outras formas de comunicação, mais rápidas e com menos custos associados.

Mudar de atitude também ECOnsigo!

Cada vez que pensar em enviar uma carta, opte, se lhe for possível, pela utilização do correio electrónico, vulgarmente conhecido por e-mail. É cómodo, é rápido, é barato e pode sempre anexar os documentos que entender.
O resultado obtido é exactamente o mesmo e, ao poupar no papel de carta, no envelope e no selo, está a contribuir para a diminuição do abate de árvores.

Esta é uma iniciativa da Comissão Europeia através do Centro Jaques Delors, executada por APEA – Associação Portuguesa de Engenharia do Ambiente.

É Consigo poupar! É consigo cuidar do ambiente! Tome uma atitude!
ECOnsigo… sempre nas tardes da Renascença, depois das quatro da tarde.

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

ECOnsigo - Faça compras pela Internet


Vários hipermercados já oferecem a possibilidade de fazer as compras através da Internet, com a posterior entrega numa morada à escolha do cliente.

Ao aceder à página do hipermercado, pode confortavelmente seleccionar os produtos que necessita, permitindo-lhe controlar de imediato os gastos que vai ter e conferir, também, se está a comprar apenas aquilo que tem em falta na sua despensa, o que ajuda a não se distrair com compras supérfluas.

Mudar de atitude também ECONSIGO!

Faça as suas compras pela Internet. Os hipermercados têm circuitos de entrega de compras definidos e estudados de forma a serem o mais eficientes possível, com o objectivo de minimizar os gastos de combustível e o tempo dispendido nas viagens efectuadas.
Assim, está a contribuir para melhorar a qualidade do ar, ao mesmo tempo que poupa tempo para estar com a família, pois não tem de se deslocar para fazer as compras.

Esta é uma iniciativa da Comissão Europeia através do Centro Jaques Delors, executada por APEA – Associação Portuguesa de Engenharia do Ambiente.

É Consigo poupar! É consigo cuidar do ambiente! Tome uma atitude!
ECOnsigo… sempre nas tardes da Renascença, depois das quatro da tarde.

ECOnsigo - Cozinhe para mais do que uma refeição


Cozinhar é uma tarefa que ocupa uma fatia considerável do tempo dispendido nas tarefas domésticas, pelo que se torna necessário a criação de esquemas que permitam diminuir as horas passadas na cozinha, cozinhando para mais do que uma refeição.

Prepare os alimentos em quantidade superior à que vai necessitar para o almoço ou jantar desse dia e separe uma parte para congelar, para que possa utilizá-la numa ocasião posterior. Uma maneira mais eficiente de o fazer, e caso tenha esta possibilidade, é congelar os alimentos cozinhados já em doses individuais; este método é particularmente adequado quando se trata de sopas, purés de fruta, arroz ou massas.

Mudar de atitude também ECONSIGO!

A energia gasta a cozinhar, seja gás ou electricidade, não é muito diferente se cozinhar para quatro ou para oito pessoas e o tempo dispendido é praticamente o mesmo.
Além das questões ambientais, está a somar horas que pode passar com os seus filhos e restante família, sem ter de se preocupar com o pouco tempo que tem para cozinhar.

Esta é uma iniciativa da Comissão Europeia através do Centro Jaques Delors, executada por APEA – Associação Portuguesa de Engenharia do Ambiente.

É Consigo poupar! É consigo cuidar do ambiente! Tome uma atitude!
ECOnsigo… sempre nas tardes da Renascença, depois das quatro da tarde.

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

ECOnsigo - Aproveite os jardins mais próximos


Quando aumenta o calor, aumenta a vontade de sair de casa, de aproveitar os dias mais longos e o Sol que fica até mais tarde.

Uma vez que as casas também aquecem, nada melhor que usufruir dos espaços verdes urbanos ao seu dispor e gozar dos seus benefícios.

Mudar de atitude também ECONSIGO!

Aproveite os dias compridos e leve os seus filhos ao parque mais próximo de sua casa, deixe-os rebolar na relva, abraçar as árvores, façam silêncio e ouçam as aves e respirem fundo o ar puro.
Os espaços verdes urbanos, sobretudo aqueles com árvores, possuem uma grande importância no nosso ambiente, desempenhando um importante papel na diminuição da poluição atmosférica, pois retêm os poluentes atmosféricos e diminuem a poluição causada pelo tráfego rodoviário.
Ao usufruir destes espaços, está a contribuir para a sua preservação e a aumentar a visibilidade para que sejam mantidos, em detrimento de estruturas construídas, como prédios ou estradas. Utilize os jardins e parques da sua cidade: o ambiente agradece.

Esta é uma iniciativa da Comissão Europeia através do Centro Jaques Delors, executada por APEA – Associação Portuguesa de Engenharia do Ambiente.

É Consigo poupar! É consigo cuidar do ambiente! Tome uma atitude!
ECOnsigo… sempre nas tardes da Renascença, depois das quatro da tarde.

ECOnsigo - Planeie as refeições


Antes de elaborar as sua lista de compras, organize ementas semanais e dê uma vista de olhos à sua despensa e frigorífico.
Planear as refeições, manter a despensa, o frigorífico e o congelador com os básicos indispensáveis e ter em atenção os prazos de validade, são as estratégias base a adoptar, não só para diminuir o tempo dispendido nas habituais compras no supermercado, mas também para poupar dinheiro e evitar desperdícios de comida.

Mudar de atitude também ECONSIGO!

Antes de elaborar as sua lista de compras, organize ementas semanais e dê uma vista de olhos à sua despensa e frigorífico.
Verifique quais os alimentos que tem em falta e os que necessita repor. Esta organização impede que traga para casa alimentos que não vai utilizar e que se estragam facilmente, como as frutas e os vegetais, e que se esqueça daqueles que serão indispensáveis na sua cozinha.
Ao assumir esta atitude, não compra mais do que o que precisa, não tem em sua casa alimentos que se desperdiçam e ajuda o ambiente, ao não aumentar a necessidade de produzir mais do que aquilo que efectivamente vai consumir.

Esta é uma iniciativa da Comissão Europeia através do Centro Jaques Delors, executada por APEA – Associação Portuguesa de Engenharia do Ambiente.

É Consigo poupar! É consigo cuidar do ambiente! Tome uma atitude!
ECOnsigo… sempre nas tardes da Renascença, depois das quatro da tarde.

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

ECOnsigo - Poupar água... sempre!


Poupar água é um comportamento ambiental, tanto em anos chuvosos como em anos de seca, e, como tal, deve estar sempre presente nos nossos hábitos. Caso contrário, além de desperdiçarmos um bem essencial, estamos a agravar a factura mensal.

Em nossas casas, mesmo cumprindo um conjunto de regras para não gastar água, podemos ainda ser auxiliados por uma variedade de dispositivos que têm como função minimizar a quantidade de água a gastar.

Mudar de atitude também ECOnsigo!

Por poucos euros e de uma forma fácil, pode instalar redutores de caudal nas torneiras, os quais, mantendo a pressão da água, diminuem a quantidade que sai.
Com aqueles redutores, considerando as torneiras da cozinha e das casas de banho, autoclismo incluído, evita o gasto de 35 mil litros por pessoa e por ano, o que corresponde a cerca de 13€ na factura.

Esta é uma iniciativa da Comissão Europeia através do Centro Jaques Delors, executada por APEA – Associação Portuguesa de Engenharia do Ambiente.

É Consigo poupar! É consigo cuidar do ambiente! Tome uma atitude!
ECOnsigo… sempre nas tardes da Renascença, depois das quatro da tarde.

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

ECOnsigo - Use papel fino


Nas rotinas diárias, em casa, na escola ou no trabalho, precisamos, por vezes, de papel para tomar uma nota, tirar apontamentos ou escrever uma carta.

Contudo, quando escolhemos o papel que queremos comprar, optamos, em regra, pelo de maior gramagem, quando o papel mais fino teria exactamente a mesma utilidade.

Mudar de atitude também ECOnsigo!

Para o uso diário, escolha sempre um papel fino e guarde o de maior gramagem para trabalhos que necessitem de mais qualidade.
É um facto que quantos mais gramas tiver, melhor é a qualidade e mais grosso é o papel. No entanto, a sua produção implicou o abate de mais árvores.
Seja amigo do ambiente. Faça escolhas ambientalmente correctas.

Esta é uma iniciativa da Comissão Europeia através do Centro Jaques Delors, executada por APEA – Associação Portuguesa de Engenharia do Ambiente.

É Consigo poupar! É consigo cuidar do ambiente! Tome uma atitude!
ECOnsigo… sempre nas tardes da Renascença, depois das quatro da tarde.

terça-feira, 3 de agosto de 2010

ECOnsigo - Guardanapos de pano ou papel?


Ao ser preparada a mesa de refeições coloca-se, habitualmente, um guardanapo de papel para cada pessoa.

Com este procedimento, uma enorme quantidade de guardanapos vai para o lixo, diariamente.

Mudar de atitude também ECOnsigo!

Utilize guardanapos de pano.
Além de poderem servir para várias refeições, contribuem para a diminuição de resíduos, a redução da produção de dezenas de quilos de papel e, consequentemente, evitam o abate de inúmeras árvores em todo o mundo.
Apele à sua criatividade e diferencie o guardanapo de cada pessoa. Com este pequeno gesto, alegra a sua mesa e está a dar um exemplo de boas práticas ambientais aos seus filhos, à sua família e aos seus amigos.

Esta é uma iniciativa da Comissão Europeia através do Centro Jaques Delors, executada por APEA – Associação Portuguesa de Engenharia do Ambiente.

É Consigo poupar! É consigo cuidar do ambiente! Tome uma atitude!
ECOnsigo… sempre nas tardes da Renascença, depois das quatro da tarde.

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

ECOnsigo - Gelados: em cone ou em copo?


Nos dias mais quentes, um gelado fresquinho é sempre uma tentação para todos.

Os adultos escolhem indiscriminadamente mas, em regra, para as crianças são escolhidos gelados em copo e com uma colher de plástico, porque se pensa que, assim, se sujam menos.

Mudar de atitude também ECONSIGO!

Em boa verdade, a melhor escolha é o gelado de cone comestível, porque permite eliminar alguns resíduos, casos dos copos e das colheres de plástico, os quais, além de necessitarem de derivados de petróleo aquando da sua produção, podem levar até 500 anos a decomporem-se.
Assim, sempre que comer um gelado, pense no meio ambiente. Ele agradece!

Esta é uma iniciativa da Comissão Europeia através do Centro Jaques Delors, executada por APEA – Associação Portuguesa de Engenharia do Ambiente.

É Consigo poupar! É consigo cuidar do ambiente! Tome uma atitude!
ECOnsigo… sempre nas tardes da Renascença, depois das quatro da tarde.