terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Galardão Rede Climática e Finalíssima das Olimpíadas da Energia e Alterações Climáticas







A APEA distinguiu 21 projectos inovadores na área da energia e alterações climáticas através da entrega dos Galardões Rede Climática numa cerimónia que decorreu no dia 20 de Fevereiro em Viana do Castelo.

Foram entregues no passado Sábado, dia 20 de Fevereiro, em Viana do Castelo os Galardões Rede Climática, numa iniciativa promovida pela APEA e que integra o projecto EVENTOS SOBRE ENERGIA E ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS, financiado pela Comissão Europeia através do CIEJD - Centro de Informação Europeia Jacques Delors.

Os Galardões Rede Climática pretendem distinguir os melhores projectos nacionais na área das energias e alterações climáticas, nomeadamente os que têm dado, ou perspectivam dar, um contributo concreto na redução da emissão de gases com efeito de estufa e na implementação prática da política comunitária em matéria de energia e alterações climáticas. A entrega dos Galardões decorreu na Escola de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, e contou com o apoio da Câmara Municipal desta cidade.


Galardão Rede Climática – Categoria Associações

Ouro: Associação Bandeira Azul da Europa - Projecto “Escola da Energia”
Prata: Quercus – ANCN – Projecto “Ecofamílias 225”
Bronze: ENTRAJUDA- Associação para o Apoio a Instituições de Solidariedade Social – Projecto “Banco de Bens Doados e Banco de Equipamentos”

Síntese do projecto vencedor: O Projecto Escola da Energia da ABAE é direccionado para as Eco-Escolas portuguesas e visa promover os temas relacionados com a Energia, no sentido de uma maior reflexão sobre o assunto, na procura de soluções para as questões ambientais que se colocam actualmente em relação ao consumo energético. O Projecto envolve formação de professores, concursos e actividades e uma página Web (http://vidas.galpenergia.com). Este projecto tem como parceiro a Fundação GALP.


Galardão Rede Climática – Categoria Autoridade Regionais

Ouro: AREANATejo – Agência Regional de Energia e Ambiente do Norte Alentejano e Tejo – Projecto “ILUPub – Melhoria da Eficiência Energética na Iluminação Pública”
Prata: AREANATejo – Projecto “RePECEE – Rede de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia Eléctrica”
Bronze: Área Metropolitana do Porto - Projecto “AMP CO2 80/50”

Síntese do projecto vencedor: O projecto ILUPub da AREANATEJO tem como objectivos implementar medidas de melhoria da eficiência energética da iluminação pública (IP); fomentar uma iluminação eficiente e adequada às vias; promover um ponto de equilíbrio entre os níveis de iluminação necessários e o máximo de economia; reduzir o consumo de energia eléctrica e as emissões de CO2 associadas; reduzir os custos com energia relativos às instalações de IP e promover e divulgar uma boa prática ambiental. Principais elementos inovadores: a georeferênciação recorrendo ao ngMobile e o Geoportal ILUPub.


Galardão Rede Climática – Categoria Autoridades Municipais

Ouro: Câmara Municipal de Óbidos – Projecto "Óbidos Carbono Social"
Prata: Câmara Municipal de Beja – Projecto “BEJA – Município VERDE”
Bronze: Agência Municipal de Energia de Cascais - Projecto “Caça Watts”
Menções Honrosas: Agência Municipal de Energia de Sintra a Câmara Municipal de Esposende

Síntese do projecto: O Projecto ÓBIDOS CARBONO SOCIAL tem como estratégia a elaboração de uma linha base em termos de emissões de CO2, a implementação de medidas que visam a redução das emissões de CO2 e de medidas que visam o sequestro de CO2. Exemplos de iniciativas promovidas neste Projecto: sistema de recolha selectiva de resíduos, substituição de iluminação nos edifícios municipais, iluminação pública eficiente, recolha de óleos alimentares usados, eco-construção, construção de parques florestais, Óbidos solar e mobilidade zero.


Galardão Rede Climática – Categoria Empresas

Ouro: Terraprima - Serviços Ambientais, Sociedade Unipessoal, Lda. - Projecto “Terraprima – Fundo Português de Carbono”
Prata: EEM - Empresa de Electricidade da Madeira, S.A. – Projecto “Parques Eólicos das Pedras e do Loiral”
Bronze: Lipor – Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto – Projecto “Resíduos e carbono - Avaliação da pegada carbónica da LIPOR”
Menções honrosas: Águas do Cávado e Off7

Síntese do projecto vencedor: O projecto TERRA PRIMA visa o sequestro de carbono em pastagens semeadas biodiversas, sendo financiado pelo Fundo Português de Carbono. Este projecto engloba novas áreas de pastagens permanentes semeadas biodiversas ricas em leguminosas de sequeiro e regadio, contemplando apenas novas sementeiras realizadas em 2009 e 2010. Os agricultores que participam no projecto comprometem-se a assegurar a manutenção e a correcta gestão das pastagens até 2012.


Galardão Rede Climática – Categoria Escolas (Entregue na Finalíssima das Olimpíadas da Energia e Alterações Climáticas)

As Olimpíadas da Energia e Alterações Climáticas são um concurso no qual participaram alunos do ensino secundário de todo o país, incluindo os cursos profissionais. Na prova existiram duas fases eliminatórias: a primeira com uma prova de avaliação online de conhecimentos de carácter teórico; e uma segunda de carácter prático, com pequenos vídeos digitais até cinco minutos apresentando uma ideia inovadora ou fazendo referência a uma iniciativa relevante dentro da temática da Energia e das Alterações climáticas.
A finalíssima das Olimpíadas decorreu em Viana do Castelo, na qual foram apresentados os trabalhos finalistas das Olimpíadas, tendo sido ainda promovida uma visita às fábricas da ENERCON em Viana do Castelo.

Os finalistas foram os seguintes:
- Galardão de Ouro: Grupo "Green TIC Watt" da Escola Profissional de Felgueiras
- Galardão de Prata: Grupo "Galácticos" do Colégio de São Miguel (Fátima)
- Galardão de Bronze: Grupo “Oxigénio Activo” do Externato João Alberto Faria (Arruda dos Vinhos)
- Menção Honrosa:
Grupo “Dangerous World” da Escola Profissional de Felgueiras
Grupo “Ecovalsassina” do Colégio Valsassina (Lisboa)

Esta iniciativa integra o projecto EVENTOS PARA O PÚBLICO EM GERAL SOBRE ENERGIA E ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS, financiado pela Comissão Europeia através do CIEJD - Centro de Informação Europeia Jacques Delors e desenvolvido pela APEA.

Saiba mais em http://eventos-energiaclima.apea.pt/scid/subAPEA/

Nenhum comentário:

Postar um comentário