terça-feira, 1 de março de 2011

Atribuição do Estatuto de Utilidade Pública à APEA



No passado dia 18 de Fevereiro foi publicada em Diário da República a Declaração de Utilidade Pública da APEA.

A APEA - Associação Portuguesa de Engenharia do Ambiente, fundada a 23 de Outubro de 1985, é uma associação sem fins lucrativos que conta com mais de 2200 associados e que tem como objectivo contribuir para o progresso da Engenharia do Ambiente. A APEA tem promovido desde a sua fundação inúmeras iniciativas, tais como a organização de congressos, seminários técnicos, acções de formação e educação ambiental, a edição de publicações temáticas ou a participação em grupos de trabalhos especializados. Realce ainda para o trabalho desenvolvido tendo como objectivo a promoção do conhecimento sobre as mais diversas áreas da Engenharia do Ambiente junto dos diversos sectores da sociedade portuguesa.

A APEA tem mantido desde a sua fundação uma estreita colaboração com inúmeras entidades públicas e privadas, podendo dar-se como exemplos as actuais colaborações com a APA - Agência Portuguesa para o Ambiente, ADENE - Agência para a Energia, RNAE - Associação das Agências de Energia e Ambiente - Rede Nacional, BCSD Portugal - Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável, APEMETA - Associação Portuguesa de Empresas de Tecnologias Ambientais, Universidades e Empresas do Sector do Ambiente. Realce ainda para a colaboração que tem vindo a ser aprofundada nos últimos anos com a Revista Indústria e Ambiente (http://www.industriaeambiente.pt/), que constitui desde 2008 a Revista Oficial da associação.

A APEA é a única associação portuguesa a integrar a Rede Europeia de Profissionais do Ambiente (ENEP – European Network of Environmental Professionals), que agrega actualmente 19 associações de diversos países europeus e mais de 40.000 profissionais do sector do ambiente. A ENEP disponibiliza uma poderosa ferramenta (e em constante actualização) que funciona como um instrumento de intercâmbio de informações entre os profissionais de ambiente, instituições públicas e empresas privadas (http://www.environmentalprofessionals.eu/), sendo o seu acesso em Portugal um benefício exclusivo dos sócios da APEA.

No entender do Presidente da Direcção, Pedro Santos, a recente publicação em Diário da República da Declaração de Utilidade Pública da APEA "representa o reconhecimento do trabalho meritório que as sucessivas direcções da associação têm vindo a desenvolver desde a sua fundação em 1985 em prol da promoção da Engenharia do Ambiente. A atribuição deste estatuto à APEA constitui também o reconhecimento público do papel activo que os Engenheiros do Ambiente e os profissionais desta área têm tido na sociedade portuguesa na construção de um país mais sustentável, mais competitivo e mais solidário".

Mas este estatuto significa também uma crescente exigência e responsabilidade relativamente à qualidade do trabalho dos profissionais da área da Engenharia do Ambiente, pelo que a actual Direcção da APEA continuará a promover diversas iniciativas com o objectivo de reforçar a qualificação e o conhecimento dos seus associados. A este propósito destaca-se a realização em 2011 de vários Seminários de Formação Avançada, a divulgar brevemente, assim como a realização do XI Congresso Nacional de Engenharia do Ambiente que em 2011 tem como temas centrais a Certificação Ambiental e a Responsabilidade Social nas Organizações, e que decorrerá nos próximos dias 20 e 21 de Maio na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia em Lisboa". Saiba mais em http://cnea.apea.pt/

Nenhum comentário:

Postar um comentário