terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

ECOnsigo - Reciclar óleo de cozinha


Saiba o que deve fazer ao óleo de cozinha, quando está impróprio para consumo.


Um litro de óleo doméstico despejado para o sistema de drenagem de águas residuais, vulgarmente conhecido por saneamento, pode contaminar um milhão de litros de água. Esta quantidade seria suficiente para a sobrevivência de uma pessoa durante 40 anos.
Ao desperdício, acresce o facto da remoção dos óleos ser um dos maiores problemas no processo de tratamento de águas residuais.

Mudar de atitude também ECOnsigo!

O óleo dos seus cozinhados, depois de não estar em condições de utilização, deve ser colocado no Oleão. Assim, está a possibilitar a sua reciclagem.
Caso seja impossível dar-lhe este fim, é aconselhável que o armazene numa embalagem fechada, evitando derrames, e que o entregue no Ecocentro mais próximo.
Um litro de óleo contamina um milhão de litros de água. A sua entrega para reciclagem permite a sua conversão em bio-diesel, uma fonte de energia renovável, que contribui para a diminuição do consumo de combustíveis fósseis e poupa 80% de emissões de gases com efeito de estufa.


Esta é uma iniciativa da Comissão Europeia através do Centro Jaques Delors, executada por APEA – Associação Portuguesa de Engenharia do Ambiente.

É Consigo poupar! É consigo cuidar do ambiente! Tome uma atitude!
ECOnsigo… sempre nas tardes da Renascença, depois das quatro da tarde.


Ouça aqui o podcast!

Nenhum comentário:

Postar um comentário