segunda-feira, 22 de novembro de 2010

ECOnsigo - Não deixe os equipamentos em modo stand-by!

Uma grande parte dos equipamentos que utiliza tem um impacto energético, não só durante o funcionamento, mas também quando estão desligados.


Quantas vezes já desligou o seu televisor, mas a luz indicadora continuou acesa? Ficou em stand-by!
Na verdade este consumo é maior do que imagina. Cerca de 12% do consumo mensal de uma televisão deve-se ao facto de esta se encontrar, durante muitas horas, em modo stand-by. Actualmente, cerca de 5 a 10% do consumo de energia eléctrica nas nossas casas diz respeito a este erro comum.
Acabe com o consumo desnecessário, contribuindo ainda para a diminuição dos efeitos ambientais nocivos.

Mudar de atitude também ECOnsigo!

Não deixe os seus electrodomésticos ligados sem necessidade nem em modo stand-by. Este só se justificará para intervalos de tempo muito curtos, uma vez que os aparelhos continuam ligados e a consumir energia.
A solução inteligente passa por ligar vários electrodomésticos a tomadas múltiplas com interruptor. Desta forma, basta desligar o interruptor para eliminar o gasto de energia de todos.
Desligar por completo os seus electrodomésticos significa poupanças energéticas da ordem das 0,2tCO2e*, por ano, o que corresponde a duas viagens de automóvel de ida e volta entre Lisboa e Porto ou a um computador ligado ininterruptamente durante três meses.

* o símbolo CO2e (dito CO2 equivalente) corresponde à totalidade das emissões de gases com efeito de estufa


Esta é uma iniciativa da Comissão Europeia através do Centro Jaques Delors, executada por APEA – Associação Portuguesa de Engenharia do Ambiente.

É Consigo poupar! É consigo cuidar do ambiente! Tome uma atitude!
ECOnsigo… sempre nas tardes da Renascença, depois das quatro da tarde.


Ouça aqui o podcast!

Nenhum comentário:

Postar um comentário