quinta-feira, 13 de maio de 2010

ECOnsigo - Aquecimento a Caldeira

Algumas casas dispõem de aquecimento central que, em regra, é composto por uma caldeira a gás propano, gás butano ou a gasóleo, e por vários radiadores espalhados pelas diferentes divisões da casa.

Contudo, quanto ao conforto térmico, não nos devemos esquecer que é primordial pensar na qualidade da construção e no isolamento das portas e das janelas, antes da escolha do sistema de aquecimento.

Mudar de atitude também ECOnsigo!

Se optar pelo aquecimento por caldeira, lembre-se que o gasóleo, apesar de ser mais barato que o gás, é a opção mais poluente.
Por outro lado, estando o gás propano ou o gás butano nas opções mais caras, a alternativa viável é o gás natural, mais económico e mais amigo do ambiente.
Por exemplo, uma caldeira a gás natural pode poupar cerca de 190kg de CO2e, considerando uma utilização média entre os três e os quatro meses por ano, quando comparada com uma caldeira a funcionar a gás butano ou a propano.
A poupança de emissões corresponde a efectuar uma viagem de ida e volta de avião, de Lisboa ao Porto, para duas pessoas.

* o símbolo CO2e (dito CO2 equivalente) corresponde à totalidade das emissões de gases com efeito de estufa

Esta é uma iniciativa da Comissão Europeia através do Centro Jaques Delors, executada por APEA – Associação Portuguesa de Engenharia do Ambiente.

É Consigo poupar! É consigo cuidar do ambiente! Tome uma atitude!
ECOnsigo… sempre nas tardes da Renascença, depois das quatro da tarde.


Ouça aqui o podcast!

Nenhum comentário:

Postar um comentário